quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Tarefa nº2 - What a HELL is this?

Para esta análise escolhi o segmento de equipamentos de informática, por dois motivos, por serem os provedores técnicos da informação e por apresentar duas estratégias tão distintas em alguns pontos na mesma área de atuação no mercado. HP x DELL.

A última coisa que gostaríamos é a fusão das marcas: HP + DELL = HELL.

A DELL tem forte presença nas relações de negócio B2B, o foco de sua comunicação são as empresas. Por este motivo, a empresa associa serviços aos seus produtos como o Dell Complete Care (R). Esta associação de idéias procura manter a imagem de "excelência corporativa, uma empresa que não pode parar". A DELL prefere utilizar 0 marketing direto em suas estratégias de promoção. Além disso, busca reduzir custos ao não utilizar intermediários em seus canais de distribuição.

Enquanto a Hewlett-Packard (HP) distribui seus produtos através de PDV´s e prefere a propaganda para promover seus produtos. Falando nisso, trazer personalidades como Jerry Seinfeld (BEE Movie) e Jay-Z ao Youtube falando como utilizam os produtos da HP é uma ótima sacada. Nos primeiros segundos você não os reconhece, mas conforme vão descrevendo seus afazeres é possível ver o rsoto que falta no filme. É viral, a idéia é bacana, explica como usar, constrói uma imagem de marca e concorda com o restante da campanha.

Ao seu dispor, HP. A serviço de sua empresa, DELL. What a HELL is happening here? Duas marcas se dispondo a fazer o melhor pelos seus clientes. Diferenças? A HP é pra você e a DELL e pra sua empresa. O mesmo segmento, dois tipos de público. Um prato cheio para nós planejadores.


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